quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tristeza...

Vi um post da Tati sobre o acidente da TAM que rolou há um ano. Realmente, foi uma coisa horrível. Algo que não precisava ter acontecido. Na minha cabeça, uma tragédia comparada ao ataque das torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. Talvez até pior, porque os sobrinhos diretos do Tio Sam sempre fizeram por merecer.
O fato é que estávamos lá na redação quando ouvimos o plantão da Globo. Em seguida, ficamos sabendo que havia pessoas da cidade no vôo. Pior que isso, tomamos conhecimento de que uma delas era irmão de um colega de faculdade. Fiquei encarregado de ligar pro cara saber se era verdade que o irmão dele estava no boing acidentado. Ele, como sempre, foi simpático e atencioso, mesmo naquele momento. Disse que a família não tinha certeza, mas tudo levava a crer que sim, que o irmão dele estaria no maldito avião. E, infelizmente, estava.
Logo depois descobrimos que mais moradores da região estavam envolvidos na tragédia. A redação ficou um caos. Nisso, já era tarde e boa parte da equipe já tinha ido embora.
Foi uma correria. Como não tinha muita experiência e era só um freela, fiquei lá, oferecendo ajuda e observando. O que era possível fazer, eu fazia.
Foi uma sensação que não tem muito como explicar. Uma vontade de poder fazer parte daquilo, poder ajudar a buscar as informações e, ao mesmo tempo, um pesar muito grande por ter plena convicção de que não precisava ter ocorrido.
Saí de lá quase 2h e teve uma galera que ainda ficou. No outro dia fiquei sabendo que na hora que o pessoal se prepara para sair do jornal foi divulgada a lista com os nomes das vítimas. 10 eram da nossa região. A cobertura foi uma maratona que durou quase um mês. Resgate dos corpos, identificação, sofrimento, espera, angústia...Algo que, certamente, chocou muita gente. E que ainda abala outros tantos.
Rest in peace!

Um comentário:

Ana Bittencourt disse...

é homero... foi phoda... e se estamos falando da mesma pessoa (essa que tu diz que ligaram pro irmão) imagina eu, que fiquei sabendo pelo msn... a partir do nick de um amigo... foi uma coisa difícil de acreditar. mta tristeza, mesmo.
bj