sexta-feira, 16 de maio de 2008

Sorriso de criança

Tem lugar de Santa Maria que se chama Nova Santa Marta. É uma região muito pobre, formada por sete vilas originárias de uma invasão. Lá, existe uma escola chamada Adelmo Simas Genro. Sempre quis fazer uma pauta nesse lugar. E hoje foi minha chance.
Fui lá para ver os preparatvos do pessoal para o desfile de amanhã, que marca os 150 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
Sempre imaginei que a instituição deveria ser uma lugar interessante. Afinal, proporciona lazer e educação para adolescentes e crianças de baixa renda. Estava errado. É mais que isso. É quase uma ilha isolada na cidade, onde parece pairar uma espécie de magia.
Professores com vontade de ensinar e um grupo de pequeninos que escondem por traz das roupas simples o orgulho de uma conquista. Uma vitória que demorou 16 anos.
É regularização e implantação de melhorias no local onde moram. Depois de todo esse tempo nossos governantes resolveram enchergar essa gente. Dos quase R$ 140 milhões do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) que serão investidos em Santa Maria, cerca de R$ 40 milhões tem como destino a Nova Santa Marta. E esse é o tema que eles escolheram para o desfile: contar um pouco de sua história. Mostrar o passado cheio de dificuldades e a esperança de um futuro mais digno.
Infelizmente, entraves burocráticos estão atrasando o início da aplicação dos recursos. O maior deles é daoção da terra, que pertence ao Estado, à prefeitura santa-mariense.
Tomara que o problema se resolva logo, pois aquele lugar tem um tesouro que pouca gente sabe ainda que existe. O sorriso sincero de uma criança satisfeita. Dúvida? Passa lá e dá uma conferida.

6 comentários:

TatiPy disse...

A terra é da prefeitura? Achei que era do Estado (até porque era sempre essa a justificativa do Executivo pra dizer o motivo de não fazer porra nenhuma naquela região).

Anyway.
É muito massa quando a gente vai fazer uma matéria e se emociona com um causa, né? Parabéns!

Ana Bittencourt disse...

que coisa boa esse nosso ofício né? não vejo a hora de meter a cara(e as canetas e os bloquinhos) na profissão!

Roberta disse...

Homerito queri!! Que bien que tu tem um blog e que terrible que eu nao sabia!!
Mas ó, a partir de hoje, terás uma leitora fiel.
Ah, o posto da nova santa marta tb da o que falar. Uma vez dei uma "batida" lá pro finado CDN SAÚDE e na maca ginecológica era um pano amarelo (nada de material descartável). As crianças faziam nebulização na recepção do lugar e a sala de vacinas... bom, essa era uma vergonha!! E aí vai... é a "vida de gado" do povo marcado e NADA feliz.
bj

TatiPy disse...

Blog às moscas...
Vem atualizar!

Ali disse...

Dai Homero, segui os passos da Ro e serei assidua. Ja esta adicionado tambem na minha lista negra!
Adoro tuas historias!! Ta sentindo a pressao de ter que manter o bog atualizado?? :D
beijao!
Ali

Fran Rebelatto disse...

Ops...ainda bem que tua atualização não é tão intensa, assim eu que peregrino vagarosamente pelo mundo dos blogs posso chegar e ainda pegar o bonde... Homero, que texto bonito, emocionante, sensível. E por isso te admiro ainda mais enquanto jornalista e muito mais como ser humano...

Mas vamos lá atualizaaaaaaaaaaaa....